Dante Alighieri
- Inferno Historia
- 8 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de nov. de 2019
A mente brilhante por trás de um dos maiores clássicos da Idade Media e Renascimento.
Dante Alighieri foi um poeta medieval italiano , filósofo moral, pensador político e autor da trilogia poética A Dívina Comédia , cuja primeira parte empresta seu nome ao romance de Dan Brown, Inferno. Ele é considerado o principal poeta italiano da Idade Média e é reconhecido como o pai da língua italiana.
BREVE BIOGRAFIA
Ele era filho de Alighiero di Bellincione e Bella degli Abati, o último dos quais morreu quando Dante ainda não tinha dez anos.
A família de Dante tinha lealdade aos Guelfos , uma aliança política que apoiava o papado e que se opunha completamente aos gibelinos , que eram apoiados pelo Sacro Imperador Romano.
Quando Dante tinha 12 anos, ele foi prometido em casamento a Gemma di Manetto Donati , filha de Manetto Donati, membro da poderosa família Donati.
Eles se casaram por volta de 1285, mas nessa época Dante estava apaixonado por outra mulher, Beatriz Portinari , com quem ele avistou pela primeira vez quando tinha apenas nove anos. Seu amor por Beatrice seria o motivo da poesia e da vida , juntamente com suas paixões políticas. Em muitos de seus poemas, ela é retratada como semi-divina, vigiando-o constantemente e fornecendo instruções espirituais.
Beatriz morreu inesperadamente em 1290. Por volta da época da morte de Beatrice, Dante começou a mergulhar no estudo da filosofia e das maquinações do cenário político florentino.
Florença era uma cidade tumultuada, com facções representando o papado ou o império, ou seja, os Guelfos Negros e os Guelfos Brancos , que estavam sempre em desacordo. Dante ocupou vários cargos públicos importantes como Guelfo Branco.
Em 1301, Carlos de Valois , irmão do rei Filipe IV da França, deveria visitar Florença porque o papa o havia designado como pacificador sobre a Toscana. No entanto, como se acreditava que Carlos havia recebido outras instruções não oficiais, o conselho da cidade enviou uma delegação a Roma para averiguar as intenções do papa. Dante estava entre os delegados.
O papa Bonifácio VIII rapidamente dispensou os outros delegados e pediu a Dante que permanecesse em Roma. Ao mesmo tempo, Carlos de Valois entrou em Florença com os Guelfos negros, que nos próximos seis dias destruiriam grande parte da cidade e matariam muitos de seus inimigos.
Em 1302, um novo governo de Guelfo Negro foi instituído e Dante foi exilado de Florença pelo resto da vida. Embora Dante tenha sido expulso de Florença, este seria o começo de seu período artístico mais produtivo.
Durante seu exílio, Dante viajou e escreveu, e se retirou completamente da política.
Em 1304, ele foi para Bolonha , onde iniciou seu tratado em latim De Vulgari Eloquentia , no qual pedia que o italiano cortês, usado na escrita amatória, fosse enriquecido com aspectos de todos os dialetos falados para estabelecer o italiano como língua literária.
Em março de 1306, os exilados florentinos foram expulsos de Bolonha e Dante acabou em Pádua.
Em 1308, Henrique do Luxemburgo foi eleito imperador como Henrique VII. Cheio de otimismo sobre as mudanças que essa eleição poderia trazer para a Itália, Dante escreveu seu famoso trabalho sobre a monarquia, De Monarchia , em três livros, nos quais alegava que a autoridade do imperador não depende do papa, mas é concedida a ele diretamente de Deus .
Por essa época, ele começou a escrever sua obra mais famosa, A Divina Comédia , que completou em 1317 em Ravena, onde viveu até sua morte em 1321.
REFERÊNCIAS
Dante Alighieri. Florence Inferno. Disponível em: https://www.florenceinferno.com/dante-alighieri/. Acesso em: 5 Nov. 2019.
VILAR, Leandro. A Comédia de Dante. Seguindo os passos da história. Disponível em: http://seguindopassoshistoria.blogspot.com/2010/05/comedia-de-dante.html. Acesso em: 5 Nov. 2019.
Dante Alighieri. Wikipédia. Disponível em: https://it.wikipedia.org/wiki/Dante_Alighieri. Acesso em: 5 Nov. 2019.
BOTTICELLI, Sandro . Portrait de Dante, 1495. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portrait_de_Dante.jpg. Acesso em: 5 Nov. 2019.
BRONZINO, Angelo . Ritratto di Dante, 1530. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dante03.jpg. Acesso em: 5 Nov. 2019.
コメント